
Estudos feitos há cerca de 30 anos, relacionando elevados níveis de colesterol no sangue e doenças cardíacas revelaram que o colesterol era o grande responsável pelo desenvolvimento dessas doenças, e com isso o colesterol proveniente da dieta passou a ser encarado como um fator de risco para o desenvolvimento de doenças coronarianas.
No entanto, estudos atuais já estão desmistificando isso mostrando que, na realidade, o colesterol dietético não altera os níveis de colesterol sanguíneo.

Entendendo (ou tentando entender...) a produção de colesterol no nosso organismo:
De uma forma extremamente simplificada, o grande produtor de colesterol no nosso organismo é o fígado, ele é responsável por cerca de 70% do colesterol circulante, apenas 30% é proveniente dos alimentos. Existe um mecanismo que chamamos de "feddback", na qual o fígado (a partir de receptores) consegue reconhecer o momento em que há a entrada de colesterol no organismo de origem alimentar, fazendo com que ele automaticamente diminua a produção endógena de colesterol.
Os grandes estimuladores da produção de colesterol no organismo são as gorduras saturadas e as gorduras trans, por isso que se recomenda o consumo de ovos cozidos, e não fritos, porque o ovo cozido é isento de gorduras saturadas e trans, se consumirmos os ovos fritos estaremos adicionando essas gorduras não benéficas à nossa alimentação.
Crepe Light com Espinafre e Ricota
Ingredientes da massa:
- 03 ovos
- 02 xícaras (chá) de leite desnatado
- 01 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
- 01 lata de creme de leite light
- 01 colher (sopa) de óleo
- 01 colher (chá) de sal ou ajustado a gosto
Ingredientes do recheio:
- 200g (01 maço) de espinafre higienizado e cozido
- 250g de ricota
- Sal a gosto
- Noz-moscada ralada a gosto
- 01 dente de alho picado
- 01 cebola pequena picada
- 01 colher (sobremesa) de azeite de oliva
- 01 colher (sopa) cheia de creme de leite light
- 02 colheres de sopa de leite líquido
Preparo da Massa:
Bata os ingredientes da massa no liquidificador, até obter uma mistura lisa. Aqueça uma frigideira em fogo baixo com um pouco de óleo. Adicione um pouco da massa (cerca de 5 colheres de sopa, mas isso pode variar a depender do diâmetro da frigideira utilizada) no centro da frigideira, conforme a massa vai sendo adicionada, mexa rapidamente a frigideira, fazendo movimentos circulares, com o apoio de uma das mãos segurando o cabo para que a massa ocupe todo o fundo da frigideira.
Quando as bordas começarem a desprender da frigideira, vire a massa com o auxílio de uma espátula, e deixe aquecer por mais 1 minuto, até que doure. Repita o processo com o restante da massa. Reserve os crepes.
Preparo do Recheio:
Em uma panela refogue o alho e a cebola no azeite de oliva por poucos minutos. Reserve. Em um processador junte o espinafre cozido picado grosseiramente, a ricota, o creme de leite, o leite, a cebola e o alho refogados, o sal e a noz-moscada. Processe os ingredientes até que a mistura fique homogênea.
Montagem:
Rendimento: Aproximadamente 12 porções.
Dicas:
Se for utilizar um molho de tomate para cobrir os crepes, salpique queijo mussarela light e leve ao forno para gratinar. Sirva com algumas folhas de manjericão para perfumar.
Pode ser utilizado um pouco do recheio para o preparo de um molho para cobrir as panquecas, basta adicionar um pouco mais de leite e levar ao fogo por alguns minutos (se necessário, utilize uma colher de sobremesa de farinha de trigo para encorpar o molho).
3 comentários:
"Tem coisa melhor que unir Nutrição e Gastronomia?"
Tem! Comer o resultado da união XD
6 ovos por semana? o_o'
teve uma semana lá q eu comi tanto assim mas achei q era demais o_o (1-2 fritos =x)
ah, a panqueca de espinafre e ricota q eu te disse é panqueca DE espinafre com ricota... sabe, o espinafre vai na massa e a ricota enrolada depois =]
Melhor que isso só o Baka-Kawaii: Nutrição, Informação e Tecnologia! \8D/
Ah sim, sei como é a panqueca que vc está falando. : D
Pois é... é o que se está recomendando para pessoas saudáveis (sim, pq algumas pessoas não podem consumir esse tanto de ovos, em especial os diabéticos e os pacientes com problemas renais). Para as pessoas isentas de patologias como as que citei antes, pode-se fazer uma ingestão mais moderada, podendo variar de 4 a 6 ovos cozidos por semana. Mas, se quiser controlar melhor essa ingestão seria bom contabilizar tb algumas preparações a base de ovos (a depender, algumas levam muitos ovos) :P. Mas de 1 a 2 ovos cozidos por dia é bom.
Postar um comentário