Como eu tinha dito ali no outro post, hoje aconteceu o Apple MacBook Event 2008. Onde a empresa mostrou o upgrade dos seus notebooks. Vou usar as infos que o pessoal do
Gizmodo postou ao vivo. Os créditos das fotos também são deles.
Às 10:00 em Cupertino,Califórnia (14h Brasília) começou a apresentação com Steve Jobs, de jeans e camisa preta como sempre, falando que tem algumas histórias emocionantes sobre notebooks e como eles são feitos.
Entra Tim Cook para falar um pouco sobre a Apple. Dá aquela alfinetada na Microsoft, dizendo que a Apple tem os "melhores computadores e os melhores softwares" e que o Vista abriu portas para muitos usuários trocarem para um Mac (e eles estão aproveitando).
Volta Jobs para falar sobre "um novo método de fabricar notebooks, ou melhor, John Ives vai falar sobre isso (até agora, Jobs não fez nada XD).
Primeiro fala como são feitos os MacBooks atuais: que a parte visível tem um pequeno papel na estrutura, o que segura tudo são as peças internas que são soldadas na peça superior e inferior. "Durante anos, nós estávamos procurando por uma melhor maneira de construir notebooks. Tivemos um grande avanço que culminou na criação do MacBook Air", disse Ives.
Em vez de começar com uma fina placa de alumínio e adicionar elementos, agora irão começar com um pedaço de alumínio e ir tirando elementos. Isso deixa a estrutura mais rígida e robusta.
Na etapa de manufatura, começa-se com um pedaço de 1,1Kg de alumínio, passa-se por vários estágios(furos, cortes...) e termina com a estrutura pesando só 200g (MacBook Air). Esse método empregado no Air agora passa para os outros MacBook.
Agora sim o Jobs vem trabalhar. Ele diz q a Nvidia veio conversar com eles sobre um produto que incluiria o chipset e o processador gráfico, a Nvidia GeForce 9400M, e rodaria até 5 vezes mais rápido que as Intel integradas.
Jobs fala também sobre o novo trackpad. É 39% maior, têm a nova função multi-touch de até "4 dedos" e por ser de vidro o toque é mais suave.
"Então vamos pegar essas tecnologias e outras para fazer alguns notebooks" - Steve Jobs.
O novo MacBook Pro tem o envoltório em unibody (aquele processo ali sem soldas), gráficos next-gen, o tal trackpad multi-touch e Mini Display Port. Vem com a placa integrada 9400M
e com a 9600M GT, caso precise ativar o "modo turbo" XD A bateria e o HD vão ser facilmente acessados por trás. E está mais fino do que nunca, 2,4cm. E também está com 37% menos "embalagem", a Apple consciente da situação ambiental =]
O Pro terá dois modelos, o de 2Gb de RAM por $1999 e o de 4GB (com processador melhor e HD maior) por $2499. E já estão a venda HOJE.
O MacBook Air virá agora com a 9400M, ficando com os gráficos 4x mais rápidos. Subindo a capacidade de armazenamento de 80Gb para 120Gb HDD ou 128Gb SDD. E também com a Mini Display Port. E estará disponível no começo de Novembro.
Foi apresentado uma nova tela de LED de 24 polegadas com conectores MagSafe, Mini Display port e USB. Ela tem resolução de 1920 x 1200 pixel; iSight(web cam) e microfone embutidos, caixas de som estéreo e três portas USB. Custará $899 e aparece no mercado em Novembro.
O próximo foi o MacBook, "um dos melhores produtos no mercado", que ainda pode ser encontrado por $999. O novo vem com tela de vidro de lado a lado, envoltório unibody como no Pro, tela de LED, gráficos next-gen, trackpad com multi-touch, Mini Display Port e detalhes ambientais. Também terá dois modelos, por $1299 compra-se 2.0Ghz, 2Gb de memória, 160Gb de HDD com tela de 13,3". Por $1599 tem-se maior HD e processamento.
Aqui os produtos acabam, mas o pessoal continua falando "quão bons são os MacBook", sobre a construção do unibody de alumínio e porque as escolhas foram as melhores para o meio ambiente. E começam as perguntas...
A primeira coisa que Jobs mostra no telão é a sua pressão sanguínea, mostrando que tem humor em relação às duas notícias falsas que vazaram esse ano publicando sua morte.
Um pergunta boa foi sobre o Blu-ray. Jobs diz que: "O Blu-ray é um pé no saco. Não do ponto de vista do consumidor. É ótimo para assistir filmes, mas a licença é muito complexa. Vamos esperar tudo se acalmar e ver quando a licença do Blu-ray não vá afetar o custo para o consumidor."
Também perguntaram sobre touchscreen em laptops. E responderam que não faz muito sentido para eles, mas talvez no futuro.
Era isso, vou tentar condensar as informações depois e fazer um post menor =P