1 de outubro de 2009

Google Wave

O Google liberou o acesso de cem mil usuários para testar sua nova plataforma de serviços na web, o Google Wave.


Talvez dê para resumir o que o Google Wave é assim: uma integração de muitas coisas em uma "simples conversa" (wave).

Por exemplo, se quiser mandar um e-mail, crie uma nova wave, escreva o "e-mail" e compartilhe com os destinatários. Pode dar quote em algo do meio do texto (o comentário vai ficar junto onde estava o quote), ou simplesmente dar um reply. Se adicionar mais pessoas para ler essa wave, elas vão poder ver todo o andamento da wave desde o início. E tem até um recurso de poder "voltar" e ver quando que cada reply/quote foi escrito.

Agora, se duas pessoas da wave estiverem online, tudo que for sendo escrito vai aparecendo automaticamente para o outro, como um mensageiro realmente instantâneo. Não tem mais aquela frase "fulano está digitando...". Apesar que vai ter como desligar isso, e só irá mandar a mensagem após ter dar o enter.


Tem uma parte legal sobre edição dos textos. Vai mostrar quem e quando editou. Estão implementando um jeito de poder voltar atrás uma trecho do documento também. Sim, um wave também pode ser considerado um texto onde os integrantes podem compartilhar edições, revisões e tal.

Pode-se postar um wave em outros lugares. Se fizer um post-wave no seu blog, quando as pessoas comentarem vai aparecer na sua página do google wave os "comentários". Não vamos precisar mais catar blogs, foruns, sites para ver onde que você leu tal coisa. Use a busca do seu Google Wave. Assim como não precisa voltar nesses lugares para ler e fazer "re-comentários". Está tudo no mesmo lugar.

E uma das coisas mais legais, é a edição de uma wave simultaneamente por mais de uma pessoa. As edições vão aparecendo como "ao vivo", vai mostrando onde está a barra de escrita do outro junto com uma tag dizendo quem está editando ali. Eu vi a possibilidade de traduzir textos em conjunto ainda mais rápido e eficientemente, todo mundo se ajudando.

Tem muito mais coisa disso nesse vídeo de apresentação. E, com certeza, vai servir para muitas mais finalidades depois de ser lançado e mais desenvolvedores terem ideias diferentes para usabilidade do Google Wave.

Se clicar e assistir no YouTube, tem opção de mostrar as legendas em inglês.


Mal posso esperar para receber um convite para usar o Google Wave. Se por acaso, alquém tem convites, me mande, por favor!

Um comentário:

Lili disse...

'what wave is that'? rsrsrsrs... :D