11 de março de 2009

Welcome to the jungle, baby!

Estava eu tranquilamente em casa, quando de repente meu irmão me chama para ver um bicho esquisito em frente à nossa casa... o_o' tirei fotos e descobri que se tratava de um ouriço-preto. Pois é... essas são as surpresas de ser viver em um condomínio próximo a uma reserva de mata atlântica 8D/. Vejam as fotos e algumas coisas que pesquisei sobre este curioso bichinho. :)

OURIÇO-PRETO
(Chaetomys subspinosus)


Classe: Mammalia

Ordem: Rodentia

Família: Erethizontidae

Nome científico: Chaetomys subspinosus

Nome vulgar: Ouriço-preto

Categoria: Vulnerável

Peso: Machos podem ultrapassar 2kg.

Comprimento: 69 cm.



CARACTERÍSTICAS

Questiona-se a afinidade do ouriço-preto com as espécies de porco-espinho do Novo Mundo uma vez que apresenta várias características típicas dos ratos-de-espinho (família Echimyidae). Recentemente, foi sugerido que a espécie possa não ser porco-espinho verdadeiro, mas um rato-de-espinho altamente especializado e muito primitivo. Os espinhos diferem dos de outras espécies de porcos espinhos. Assemelham-se mais a cerdas do que os espinhos verdadeiros, de onde se originou um de seus nomes populares "ouriço-do-espinho-mole".
Durante o dia, abriga-se no dossel das árvores ou topo de palmeiras, tendo predileção por locais onde bromélias e cipós se apresentam como verdadeiros emaranhados, denominados de "baceiros" no sul da Bahia. São animais noturnos, arborícolas e de movimentos lentos quando no chão, o que os torna bastante vulneráveis. 

OCORRÊNCIA GEOGRÁFICA

Ocorrência restrita à região de Floresta Atlântica, distribuição geográfica provavelmente compreendida desde o norte do estado do Rio de Janeiro até Sergipe. O ouriço-preto é endêmico da Floresta Atlântica e ocorre atualmente nos estados da Bahia e Espírito Santo.

CATEGORIA/CRITÉRIO

 Classificada pela IUCN como Vulnerável. A maiores ameaças são os assentamentos humanos e o desmatamento. População em declínio.

CIENTISTA QUE DESCREVEU

Olfers, 1818.

Um comentário:

Rafael Tischler disse...

em outras palavras... é um ratão-espinho OoO