20 de setembro de 2008

Flor de Equinócio ou Flor de Lótus?

Quando o mant me mostrou este template eu achei muito bacana, mas o que me chamou mais a atenção foram aquelas flores vermelhas. Logo de cara me lembrou Jigoku Shoujo, onde flores parecidas com estas aparecem muito durante o anime. Mas, depois de fitar um pouco mais, notei que também se parecem com uma flor de lótus... então, qual das duas será?

HIGANBANA

(Reino: Plantae Filo: Magnoliophyta Classe: Liliopsida Ordem: Liliales Família: Amaryllidaceae Gênero: Lycoris radiata)

A Higanbana, que significa "Flor de Equinócio" por florescer durante o equinócio da Primavera e Outono no Japão, pertence à espécie dos Lírios [Lily]. No Japão a higanbana é sinônimo de "memórias perdidas, abandono" e é símbolo de morte. Higan também é um termo budista para designar o "outro mundo" ou "mundo além" que é o mundo que está além do rio que separa o mundo dos vivos do "Outro mundo". A flor também é conhecida pelo nome *manjushage, no sutra budista de Lótus (na iconografia budista, manjushage é uma das quatro variedades de flores celestiais).
Um fenômeno bastante curioso que ocorre com a Higanbana é que sempre que suas flores se abrem ela perde as folhas, e quando suas folhas crescem, as flores murcham.
(*Nota: existem várias formas de se escrever esta palavra, ela pode ser escrita em chinês tradicional, japonês e etc, então existem algumas variações quando se "romaniza" a palavra).

Este fenômeno inspirou diversas lendas, dentre elas a seguinte: Conta-se que há muito tempo atrás, viveram dois elfos: Manju, que tinha o dever de proteger a flor, e Saka, que tinha a missão de guardar as folhas. Curiosos, eles desafiaram seu destino de guardar a planta sagrada, e planejaram se encontrar. Foi paixão à primeira vista! Mas deus, exasperado pela desobediência dos dois, separou o casal, e lançou-lhes uma maldição para puní-los: As flores de Manju jamais encontrariam as folhas de Saka novamente.
Dizem que quando o casal se encontrou após a morte, no Jigoku (inferno), juraram se encontrar depois da reencarnação. Porém, eles jamais conseguiram manter a promessa.
Por conta disso, um poema antigo diz que "as flores morrem por amor às folhas, e as folhas morrem por amor às flores".

LÓTUS

(Reino: Plantae Filo: Magnoliophyta Classe: Magnoliopsida Ordem: Proteales Família: Nelumbonaceae Gênero: Nelumbo Espécie: N. nucifera)

A Flor de Lótus é um tipo de lírio aquático [waterlily] que, apesar do nome e de algumas similaridades, não é considerada como sendo parte da família dos lírios verdadeiros. É uma flor que também possui uma forte simbologia e influência na cultura oriental como exemplo de beleza divina, pureza e espiritualidade. É extensamente citada na literatura védica, honrada pelos chineses como símbolo sagrado de pureza e elegância, além de ser tema comum na poesia chinesa. Suas pétalas quando se desvelam sugerem a expansão da alma. Uma das flores mais belas que nasce em meio à lama, inspirando um caminho de purificação e de transcendência em relação a tudo que é considerado impuro no mundo.

As flores, sementes, folhas, talos e raízes da Lótus são comestíveis e, inclusive, muito utilizados na culinária oriental, principalmente na China, no Japão e na Índia. O povo chinês já conhecia os benefícios da Lótus na alimentação há muitos séculos, atualmente sabe-se que as raízes da lótus são ricas em fibras, vitamina C, Potássio, Cálcio, Tiamina (Vitamina B1), Riboflavina (vitamina B2), Piridoxina (Vitamina B6), Fósforo, Cobre e Magnésio e, obviamente, é naturalmente livre de gordura saturada. :)

As preparações culinárias com a lótus são bastante variadas: das suas folhas pode-se fazer chá, suas sementes podem ser consumidas cozidas ou "estouradas" em forma de pipoca, podem ainda ser consumidas em forma de patês ou em sopas. Na patissaria, combinado com açúcar, o patê das sementes da lótus pode ser usada como recheio de tortinhas, de daifuku (docinho japonês feito com um tipo de grão de arroz que confere uma liga gelatinosa e pastosa, em forma de mochi -bolinhos- e com recheios diversos), na confecção de pudins, e etc. Além disso, várias partes da Lótus são utilizadas pela medicina fitoterápica asiática tradicional.


Bom... seja lá qual for a flor, Feliz início de Primavera para todos! ;3

6 comentários:

Rafael Tischler disse...

Lily ou Waterlily? non importa, é lili X3

lili! lili! lili! lili! lili! liliiiiiiiiiiii!!! XD


muito lesgal o post \o/

hehe, qndo eu olhei a primeira imagem pensei "ah, é essa flor... com certeza o_o"
daí vi a outra e tb pensei "ih, é essa... com certeza O_O"
hehe


obs. tu fez o post de primavera no dia do gaucho, então eu faço o post do dia do gaucho no da primavera (e da lili, e dos amantes \o_o/)

Lili disse...

Bom, as florzinhas do header realmente me chamaram a atenção, além disso eu não saberia muito falar sobre o dia do gaúcho mesmo, então deixo isto contigo... rsrsrsrs... XD.
Anyway, as datas são muito próximas, né? Então não tem problema. ;D

Unknown disse...

Wow! Finalmente consegui achar algo sobre a Higanbana! É uma das flores que eu mais gosto (sim, eu também assisto jigoku shoujo. E se você perceber, elas aparecem também no primeiro encerramento de Inu Yasha), além da Lótus, claro XD. Já sabia algumas coisas sobre a lótus, mas sobre a parte de culinária você foi bem específico!!
Você acredita que nem na wikipéida americana tinha informações sobre a Higanbana? Muito louco isso, não é? XD
Muito obrigado! Você me ajudou muito com essas informações! XD

Sayo o/

Lili disse...

Por nada, Aoi! Que bom que foi informativo para você, pesquisei bastante para este post! :)Realmente, no wiki, inclusive americana, não se acha informações sobre a higanbana! Eu precisei pesquisar para as traduções de Jigoku Shoujo, e achei bem interessante! 8D

Abraços!

Anônimo disse...

ola nem sei se vão me reponder!
como faz muito tempo que alguem não posta nada, mas não custa perguntar, alguem sabe onde se compra ou se arranja a higanbana e a lotus tambem? se souberem me diga eu agradeço.

Anônimo disse...

necessario verificar:)