Quando o mant me mostrou este template eu achei muito bacana, mas o que me chamou mais a atenção foram aquelas flores vermelhas. Logo de cara me lembrou Jigoku Shoujo, onde flores parecidas com estas aparecem muito durante o anime. Mas, depois de fitar um pouco mais, notei que também se parecem com uma flor de lótus... então, qual das duas será?
HIGANBANA

(Reino: Plantae • Filo: Magnoliophyta • Classe: Liliopsida • Ordem: Liliales • Família: Amaryllidaceae • Gênero: Lycoris radiata)
A Higanbana, que significa "Flor de Equinócio" por florescer durante o equinócio da Primavera e Outono no Japão, pertence à espécie dos Lírios [Lily]. No Japão a higanbana é sinônimo de "memórias perdidas, abandono" e é símbolo de morte. Higan também é um termo budista para designar o "outro mundo" ou "mundo além" que é o mundo que está além do rio que separa o mundo dos vivos do "Outro mundo". A flor também é conhecida pelo nome *manjushage, no sutra budista de Lótus (na iconografia budista, manjushage é uma das quatro variedades de flores celestiais).
Um fenômeno bastante curioso que ocorre com a Higanbana é que sempre que suas flores se abrem ela perde as folhas, e quando suas folhas crescem, as flores murcham.
(*Nota: existem várias formas de se escrever esta palavra, ela pode ser escrita em chinês tradicional, japonês e etc, então existem algumas variações quando se "romaniza" a palavra).

Este fenômeno inspirou diversas lendas, dentre elas a seguinte: Conta-se que há muito tempo atrás, viveram dois elfos: Manju, que tinha o dever de proteger a flor, e Saka, que tinha a missão de guardar as folhas. Curiosos, eles desafiaram seu destino de guardar a planta sagrada, e planejaram se encontrar. Foi paixão à primeira vista! Mas deus, exasperado pela desobediência dos dois, separou o casal, e lançou-lhes uma maldição para puní-los: As flores de Manju jamais encontrariam as folhas de Saka novamente.
Dizem que quando o casal se encontrou após a morte, no Jigoku (inferno), juraram se encontrar depois da reencarnação. Porém, eles jamais conseguiram manter a promessa.
Por conta disso, um poema antigo diz que "as flores morrem por amor às folhas, e as folhas morrem por amor às flores".
LÓTUS

(Reino: Plantae • Filo: Magnoliophyta • Classe: Magnoliopsida • Ordem: Proteales • Família: Nelumbonaceae • Gênero: Nelumbo • Espécie: N. nucifera)
A Flor de Lótus é um tipo de lírio aquático [waterlily] que, apesar do nome e de algumas similaridades, não é considerada como sendo parte da família dos lírios verdadeiros. É uma flor que também possui uma forte simbologia e influência na cultura oriental como exemplo de beleza divina, pureza e espiritualidade. É extensamente citada na literatura védica, honrada pelos chineses como símbolo sagrado de pureza e elegância, além de ser tema comum na poesia chinesa. Suas pétalas quando se desvelam sugerem a expansão da alma. Uma das flores mais belas que nasce em meio à lama, inspirando um caminho de purificação e de transcendência em relação a tudo que é considerado impuro no mundo.

As flores, sementes, folhas, talos e raízes da Lótus são comestíveis e, inclusive, muito utilizados na culinária oriental, principalmente na China, no Japão e na Índia. O povo chinês já conhecia os benefícios da Lótus na alimentação há muitos séculos, atualmente sabe-se que as raízes da lótus são ricas em fibras, vitamina C, Potássio, Cálcio, Tiamina (Vitamina B1), Riboflavina (vitamina B2), Piridoxina (Vitamina B6), Fósforo, Cobre e Magnésio e, obviamente, é naturalmente livre de gordura saturada. :)
As preparações culinárias com a lótus são bastante variadas: das suas folhas pode-se fazer chá, suas sementes podem ser consumidas cozidas ou "estouradas" em forma de pipoca, podem ainda ser consumidas em forma de patês ou em sopas. Na patissaria, combinado com açúcar, o patê das sementes da lótus pode ser usada como recheio de tortinhas, de daifuku (docinho japonês feito com um tipo de grão de arroz que confere uma liga gelatinosa e pastosa, em forma de mochi -bolinhos- e com recheios diversos), na confecção de pudins, e etc. Além disso, várias partes da Lótus são utilizadas pela medicina fitoterápica asiática tradicional.
Bom... seja lá qual for a flor, Feliz início de Primavera para todos! ;3